O jogo de futebol pode ser entendido a partir de 4 momentos: ofensivo, defensivo, de transição ofensiva e de transição defensiva os quais se relacionam entre si de forma complexa.
Em decorrência da observação do comportamento distinto das equipes nas jogadas originárias de bolas paradas surgiram várias discussões sobre a necessidade de se adicionar um novo momento para o entendimento do jogo de futebol: O momento das bolas paradas.
Surgira assim o 5º momento do jogo!
Alguns autores foram além e afirmaram que o 5º momento correspondia às bolas paradas defensivas e o 6º momento as bolas paradas ofensivas, não é o objetivo entrar nessa discussão e vamos tratar as bolas paradas como um momento apenas.
Nesse 5º momento do jogo as equipes partem da organização, ou seja, os jogadores “conhecem” o posicionamento da sua equipe e do adversário (fato raro no jogo de futebol que se caracteriza por um jogo onde o caos é seu ambiente). A partir dessa organização os jogadores que tem a bola parada a seu favor tentam desorganizar o adversário para obter o êxito na jogada enquanto a equipe adversária exerce uma ação contrária.
Toda essa dinâmica tanto ofensiva como defensiva precisa ser norteada pelo modelo de jogo que deve contemplar ainda a transição após essas jogadas.
No modelo de jogo preciso definir a forma de marcação, a forma de ataque, a estruturação do espaço, a barreira (em tiro livre direto/indireto), o balanço ofensivo e defensivo (pensando na transição), quem e como a reposição será feita, etc.
A partir da definição dos conceitos devo construir as atividades.
As atividades seguem os mesmos pressupostos apresentados nas colunas anteriores, só que neste momento a ênfase é nas questões pertinentes às bolas paradas sem descontextualizá-las do jogo. Isso significa que as bolas paradas devem estar inerentes ao jogo e não ser treinadas separadas e sem ter uma ligação com os momentos subseqüentes à mesma.
Vamos ao exemplo prático.
O modelo de jogo da minha equipe pressupõe que a marcação a ser realizada na bola parada defensiva no escanteio é a marcação mista com um jogador marcando a zona da bola baixa (2), um marcando a zona da primeira trave (7), um marcando a zona central da área (4) e um jogador marcando a zona da entrada da área (10) e os demais marcando individual, conforme ilustração abaixo:
No balanço ofensivo minha equipe possui um jogador no meio de campo na lateral oposta lado do escanteio e um jogador centralizado, conforme ilustração abaixo:
Na transição ofensiva minha equipe deve estruturar rápido um 1-4-4-2 em losango e o jogador que recuperar a bola deve buscar um passe vertical e a equipe deve progredir e realizar um contra ataque ou um ataque rápido, conforme animação abaixo:
A fim de desenvolver os conteúdos descritos acima relacionados à bola parada defensiva no escanteio a atividade abaixo foi concebida.
Descrição
- Atividade de 11 X 11 no campo todo (“coletivo” adaptado).
- Toda a vez que a bola sair do campo a reposição é feita a partir de um escanteio.
Pontuação
Geral
- Gol durante o jogo vale 3 pontos (Sem ser a partir do escanteio)
Equipe que ataca no escanteio
- Finalização no gol ou pra fora vale 1 ponto.
- Gol vale 5 pontos
Equipe que defende no escanteio
- Se ultrapassar a linha tracejada com a bola dominada marca 1 ponto.
- Se fizer o gol no contra ataque vale 5 pontos
Regra do goleiro
- Se fizer a saída completa no escanteio sua equipe marca 1 ponto.
Treinemos as jogadas de bola parada que elas alteram sim o placar!
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