segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Treinando a manutenção da posse de bola

A equipe do Barcelona, como todos sabem, gosta de manter a posse de bola com passes curtos e rápidos. Essa é a característica principal que faz parte do modelo e da cultura de jogo do clube. O vídeo abaixo ilustra bem a forma de jogar da equipe no momento ofensivo:


Mas como treinar a equipe para jogar dessa forma? Sua equipe joga dessa maneira? Se o treinador falar com seus jogadores eles conseguirão jogar assim?
Vou apresentar uma atividade para o desenvolvimento da manutenção da posse de bola. O jogo apresentado parece "pouco complexo" (durante os meus textos explorarei gradativamente jogos com mairo complexidade), mas vocês virão que mesmo assim existem muitos aspectos que precisam ser levados em conta para a sua aplicação prática. Gostaria de destacar ainda que todo exercício deve estar inserido em um processo de treinamento adequado que respeite o modelo de jogo da equipe.



A atividade será composta por 2 equipes de 7 jogadores mais 2 coringas que auxiliarão a equipe que estiver com a posse de bola.
A equipe marcará 1 ponto quando conseguir realizar 8 passes consecutivos.
Os goleiros participarão como jogadores de linha.
Os coringas serão trocados após um determinado tempo (3-10 min.).
A dimensão do campo pode variar. Um campo “grande” (maior que 50m X 45m) dará ao jogo um caráter mais aeróbio. Em relação à componente psicológica/cognitiva o jogador terá mais opções e um tempo maior para decidir o que fazer.
Já em um campo “pequeno” (menor que 40m X 30m) o jogo terá um caráter mais anaeróbio e a componente cognitiva será mais exigida, pois o jogador terá que decidir o que fazer em um espaço menor e com menos opções.
A atividade deve atingir a zona de desenvolvimento proximal dos jogadores. Segundo Vygotsky essa zona é uma área de desenvolvimento cognitivo entre o real e o potencial, ou seja, está entre o que o indivíduo é e o que ele pode ser. É nesta área que o desenvolvimento acontece, mas isso só ocorre se o indivíduo for submetido a estímulos adequados, nem muito forte, nem muito fraco.
O tempo da atividade é relativo e deve ser determinado pela capacidade dos jogadores em solucionar os problemas da mesma. O objetivo principal, como já foi dito, é a manutenção da posse de bola, no início do exercício os jogadores devem ter dificuldades (se eles não tiverem dificuldades é sinal que o jogo não atinge a zona de desenvolvimento proximal e que não potencializará a forma de jogar da equipe) em realizar os 8 passes, mas com o passar do tempo eles vão entendendo o que precisa ser feito e vão solucionando os problemas de como estruturar o espaço do jogo, como utilizar os coringas para a manutenção da posse de bola, como criar linhas de passe seguras, etc. Assim que os jogadores, dentro do exercício, apresentarem uma facilidade em manter a posse de bola é sinal que eles atingiram uma nova zona de desenvolvimento e que precisam ser submetidos a novos problemas a partir de uma variação do próprio jogo (restringir o número de toques na bola, inserção de golzinhos, etc.) ou a partir de uma nova atividade que tenha ligação com a anterior.
Essa ligação entre as atividades deve ser muito bem definida para que não haja problemas na evolução do “jogar” da equipe. Para isso a comissão deve ter um processo muito bem estruturado e condizente com as necessidades do clube no qual se está trabalhando.

Bruno Baquete

4 comentários:

Anônimo disse...

muito bom Baquete, ta representando bem a FEF. Me fala uma coisa, vc compro o tatical pad? ou da pra usa sem compra?
abraços.
Rodolpho

Bruno Baquete disse...

Valeu Rodolpho!
Eu comprei a licença www.tacticalpad.com.br
Abraço!

neto disse...

bruno o jogo reduzido é importante em todas faixa etarias e ser ainda se usar o treinamento coletivo com campo todo ou só com campo reduzido?

Bruno Baquete disse...

Neto,

Os jogos reduzidos são importantes em todas as faixas etárias, contudo em cada uma delas deve ter objetivos e estruturas particulares. Tais jogos podem ser realizados em diferentes dimensão de campo, inclusive no campo todos e com diferentes regras.